Conceitos e definições sobre logística empresarial

Você já ouviu falar em logística empresarial? Sabe como a sua empresa pode se beneficiar com essa ideia? A logística tem como foco toda a movimentação do produto, da matéria prima até chegar às mãos do consumidor. Ou seja, a logística empresarial é fundamental para o sucesso da empresa e pode fidelizar e ampliar os lucros.

A logística é um conceito que começou a ganhar espaço em épocas de guerra, quando era preciso transportar armas e alimentos e ganhar vantagem. Foi na década de 1990 com o aumento da competição no mercado que a logística empresarial começou a se desenvolver. Em um cenário competitivo onde o consumidor pode encontrar tudo que precisa perto de casa ou pela internet, as empresas precisam de algum diferencial para se destacar.

Custos financeiros, produtividade e todas as tarefas que afetam os índices de preços fazem parte das atividades logísticas. Por isso, a logística empresarial é a melhor forma de reduzir gastos e fidelizar clientes. E é nesse ponto que a logística empresarial mostra sua força. Com a simplificação dos processos relacionados aos produtos, é possível dar maior atenção ao consumidor, além de garantir qualidade, rapidez e menores preços. A qualidade do atendimento é um fator fundamental para a fidelização dos clientes.

As principais vantagens da logística empresarial podem beneficiar empresas dos mais diversos setores. Os conceitos podem ser adaptados para atender melhor às particularidades de cada empresa e de cada perfil de consumidor. Em todo caso, é sempre possível observar uma maior satisfação dos consumidores, que farão questão de retornar para a compra de novos produtos, além de indicar a empresa para amigos e familiares.

Principais conceitos de logística empresarial

– Logística integrada
Tem como foco a integração de todas as equipes dos mais diversos setores da empresa. O objetivo é buscar o melhor atendimento ao cliente em cada etapa. Para isso, é importante uma gestão de comunicação integrada, onde as informações estão disponíveis para que todos os funcionários possam atender às demandas do consumidor.

– Logística reversa
É o ramo que tem como foco a movimentação de um determinado produto em sentido reverso, ou seja, do consumidor ao ponto de produção. Um exemplo disso são os materiais recicláveis, que podem atender às necessidades do consumidor e retornar à empresa como matéria prima para novos produtos.

Definições dos principais pontos da logística empresarial

– Gerência de estoque
Fator que determina e agrega valor a cada produto. É preciso considerar o ciclo de cada produto e a demanda. Para isso, é preciso conhecer o perfil do consumidor e saber o tempo de durabilidade de cada produto, de forma a entender a quantidade ideal para se manter em estoque sem que haja prejuízo ou falte algum produto.

– Gerência de transportes
Leva a matéria prima para o estoque e leva o produto para o consumidor. É importante calcular transporte, pedágio e todos os passos envolvidos na movimentação do produto. O importante nesse passo é reduzir o tempo de entrega sem elevar o valor do produto, um diferencial que pode fidelizar o cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *