Logística empresarial e competitividade

A logística empresarial tem como objetivo a gestão de planejamento, controle de fluxo, armazenamento e todos os fatores envolvidos da origem do produto até chegar às mãos do consumidor. Dessa forma, é possível reduzir custos ao mesmo tempo em que amplia a satisfação do consumidor. A logística empresarial tem foco em três áreas: controle de estoque, armazenamento e gestão de transportes.

Esse pode ser um grande diferencial competitivo para a sua empresa. Se esse assunto é novidade para você ou caso ainda tenha algumas dúvidas sobre como implementar a logística empresarial de forma eficiente, então confira as dicas a seguir e saiba como ampliar a competitividade da sua empresa.

Como a logística empresarial pode aumentar a competitividade da sua empresa

Com a logística empresarial, é possível gerar maior valor ao cliente. Para isso, a empresa pode oferecer entregas rápidas e agendadas, opção de entrega mesmo para pequenas quantidades, montagem de produtos e muito mais. Para reduzir os custos com a logística empresarial e, assim, poder vender mais barato do que a concorrência, a empresa pode aproveitar as seguintes dicas:

– Ter veículos próprios para reduzir os custos de entrega
– Assinar contratos com fornecedores a longo prazo e para grandes quantidades, de forma a reduzir os gastos
– Promover a integração da equipe para maior controle de cada etapa do processo
– Utilizar transit-points. Funciona assim: um grande volume de carga chega ao mesmo ponto, de onde segue em caminhões menores para a entrega final

Outro ponto da logística empresarial que pode incentivar a produtividade da sua empresa é a Cadeia de Suprimentos. Para implementar essa ideia, basta integrar a equipe responsável pelos processos logísticos com os demais departamentos da empresa. Isso permite ter mais eficiência por um menor custo, ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade do atendimento e por consequência amplia o lucro.

Um grande desafio para a logística empresarial é o estoque. É preciso buscar o equilíbrio entre a demanda e a disponibilidade dos produtos. Para isso, é importante avaliar o ciclo de vida dos produtos e o perfil de pedidos dos clientes. O armazenamento de produtos desnecessários pode gerar prejuízo e acabar elevando o preço. Para evitar isso, é importante encontrar uma forma ágil para o caminho entre matéria prima e entrega do produto final.

Uma dica para facilitar esse processo é apostar no Custeio Baseados em Atividades na Logística (ABC), que nada mais do que a mensuração de custos de cada etapa envolvida na produção. Além dos valores, é importante medir todos os dados relacionados, como perfil do consumidor, eficiência das tarefas, etc. Dessa forma, é possível reduzir os custos e manter apenas o que for realmente essencial. Isso permite que a empresa tenha os melhores valores dentre a concorrência sem prejudicar a qualidade dos produtos ou do atendimento.

Com essas dicas e informações, é possível aumentar a competitividade da sua empresa em poucos passos. Essa é uma ótima forma de aumentar os lucros e conquistar mais clientes de forma simples, econômica e eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *