Por que eu devo investir mais em logística na minha empresa?

A logística empresarial pode fazer verdadeiras mágicas para o seu negócio. Já pensou poder reduzir custos e aumentar o lucro? Facilitar o trabalho da equipe ao mesmo tempo em que aumenta a satisfação do consumidor? Entenda melhor como a logística pode beneficiar a sua empresa e saiba como implementar essa ideia no seu negócio agora mesmo.

Porque investir na logística em sua empresa?

– Diminuir custos
Todas as etapas do transporte de mercadorias podem acabar elevando o custo do produto final. Por isso, é fundamental investir em logística para que se possa observar os pontos fracos e fortes da movimentação de produtos e saber se é possível reduzir esses valores. Assim, a sua empresa pode diminuir o valor para o cliente sem alterar a qualidade ou o tempo de entrega.

– Aumentar a produtividade
Uma logística bem estruturada pode automatizar tarefas do cotidiano sem afetar a qualidade. Dessa forma, a equipe pode se dedicar com maior foco e concentração para outros projetos. Vale ressaltar que uma equipe produtiva pode trazer mais lucro para a sua empresa além de aumentar a satisfação do consumidor, elevando a taxa de clientes fidelizados.

– Fidelizar clientes
Com um bom sistema de entrega e um atendimento de qualidade, será uma consequência natural que os consumidores fiquem satisfeitos e sempre voltem para novas compras. Dessa forma, os lucros da empresa aumentam de forma natural.

Como implementar a logística na sua empresa?

1. Logística integrada
O primeiro passo é envolver as equipes de todos os setores da empresa com um único objetivo: a satisfação do consumidor. Dessa forma, aquisição de matéria prima, armazenamento de produtos e entrega ao consumidor, todos os passos podem, e devem, envolver todos os funcionários. Ao compartilhar essa responsabilidade, a qualidade do atendimento melhora ao mesmo tempo em que os membros da equipe ganham tempo para focar em outras tarefas.

2. Gerenciamento de transporte
Ainda que a sua empresa terceirize essa tarefa e contrate uma transportadora, é importante acompanhar cada etapa dessa tarefa. Assim, é possível agir rápido em caso de imprevistos e atrasos. Além de observar os prazos determinados, é importante que os produtos cheguem em bom estado. Por isso, tendo uma frota própria ou contratando uma transportadora, não deixe de observar o equilíbrio entre as possibilidades da empresa e as expectativas do consumidor. Essa etapa é essencial para garantir os bons resultados das vendas e ampliar o lucro.

4. Controle do fluxo de produtos
Outro ponto fundamental é alinha a quantidade de produtos em estoque com a demanda do consumidor. Afinal, um estoque cheio sem saída pode representar um grande prejuízo, assim como uma grande demanda sem produtos suficientes também seria prejuízo. Para manter o equilíbrio, é preciso entender o perfil do consumidor, além de observar o tempo indicado de armazenamento de cada produto. Vale destacar que mesmo produtos que não vistos como perecíveis, como comidas, podem ter a chance de venda reduzida com o passar do tempo, como é o caso de materiais eletrônicos que perdem espaço para novas tecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *